top of page

Quanto tempo dura o tratamento na psicanálise?

Não é raro que nas primeiras sessões o paciente me pergunte quanto tempo vai durar o tratamento na psicanálise ou então quanto tempo será necessário para ele tenha algum resultado. Também não é raro ouvir que a psicanálise é um tratamento longo e que a abordagem x ou y oferece resultados muito mais rápidos.


Aos pacientes eu sempre respondo que não seria ético da minha parte tentar responder algo que não tem resposta, pois o processo é único para cada um. E para quem promete determinados resultados rápidos, fico sempre preocupada.



Além disso, uma análise ou psicoterapia, não tem (ou não deveria ter) o intuito de seguir essa lógica publicitária do mercado capitalista, com promessas exorbitantes.


O processo de análise/psicoterapia é único para cada um, vale a pena falar novamente. Algumas pessoas em poucas sessões resolvem o que tinham pra resolver naquele determinado momento e é o suficiente, enquanto outras passam mais tempo aproveitando esse percurso.


Em um momento histórico e social em que estamos sempre correndo contra o tempo e em busca de resultados, uma análise ensina o contrário, ou seja, que vale mais a pena aproveitar caminhada do que correr pra chegar ao destino. Aliás, ela nos questiona sobre que destino é esse que tanto queremos chegar.


Psicóloga Juliana Cruz- CRP: 08/27388

3 visualizações0 comentário

Comentários


icone whats.png
bottom of page